sábado, 17 de setembro de 2011

Moody's dobra estimativa de recessão em Portugal

A Moody's espera uma contracção de 2% do PIB este ano, abaixo da estimativa do Governo mas o dobro da sua anterior previsão.

A Moody's está mais pessimista quanto à economia portuguesa.

"A Moody's espera que a economia portuguesa entre numa nova recessão, com o PIB a contrair 2% em 2011 e 1,7% em 2012 depois de crescer 1,3% em 2010", diz a agência de notação num relatório divulgado hoje.

Estes números comparam com as últimas estimativas do Governo, que antecipam uma contracção de 2,3% do PIB este ano e 1,7% em 2012.

As últimas previsões quantificadas da Moody's, avançadas ao Diário Económico a 17 de Março, apontavam para uma quebra de 1% do PIB este ano e um recuo entre 0,5 e 1% no próximo ano.

Depois disso, quando a agência desceu o ‘rating' de Portugal em quatro níveis para 'Ba2', um nível considerado ‘lixo', a 5 de Julho, a Moody's alertou que o crescimento económico em Portugal poderia "revelar-se mais fraco do que o esperado", o que podia comprometer as metas de redução do défice.

"Além disso, a consolidação orçamental esperada e a desalavacangem dos bancos vai exacerbar ainda mais esta situação", dizia a Moody's nesse relatório, onde acrescentava que as previsões de crescimento para o País tinham sido "revistas em baixa na sequência do acordo assinado com a UE e o FMI".

Nesse documento, a Moody's não indicava, contudo, valores para a evolução do PIB.

No relatório de hoje, a agência diz ainda esperar um aumento da carga fiscal no âmbito dos esforços do Governo português para baixar o défice.

"Em adição, a Moody's antecipa que a taxa de desemprego vai subir para 12,6% em 2011 dos 10,8% registados em 2010", lê-se no documento.

Eudora Ribeiro
16/09/11 17:20
Retirado do site:"economico.sapo.pt"

Sem comentários:

Enviar um comentário